Bem Vindo! Data: 26/12/2024
Hora: 07:29:00

O que é uma atmosfera explosiva?

Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó no ar é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão. Quais condições é preciso reunir para que se produza uma explosão? Para produzir uma explosão, três elementos são necessários:

Combustível + Oxigênio do ar + Faísca= Explosão

Observa-se que o oxigênio do ar estando sempre presente, falta reunir dois elementos para que se produza uma explosão. É preciso saber que uma faísca ou chama não é indispensável para que se produza uma explosão. Um aparelho pode, por elevação de temperatura em sua superfície, atingir o ponto de inflamação do gás e provocar a explosão.

Que tipos de produtos podem produzir uma explosão?

Os produtos de risco são classificados pela ABNT (NBR-5363/98) em 4 grupos: I, IIA, IIB, IIC. Esses produtos são geralmente:

Aonde pode se formar uma atmosfera explosiva?

Todos os locais onde são fabricados, estocados e transformados os produtos acima citados, estão pré-dispostos a conter uma atmosfera explosiva.

A regulamentação das zonas com riscos de explosão.

O que é uma zona de risco?

As regulamentações internacionais distinguem as seguintes categorias de zonas perigosas: zona "O", zona "1" e zona "2". Estas zonas são geográficas, mas os limites entre cada uma delas não são nunca definidos. Uma zona pode se deslocar por diversos motivos: aquecimento dos produtos, ventilação falha no local e (ou) erro de manipulação.

A atmosfera explosiva está sempre presente - Zona "O".

Zona na qual uma mistura explosiva de gás, vapor ou poeira está permanentemente presente (o estado gasoso no interior de um recipiente ou de um reservatório constitui uma zona "O").

A atmosfera explosiva está freqüentemente presente - Zona "1".

Zona na qual uma mistura explosiva de gás, vapores e poeiras pode eventualmente se formar em serviço normal de instalação.

A atmosfera explosiva pode acidentalmente estar presente -Zona "2".

Zona na qual uma mistura explosiva pode aparecer só em caso de funcionamento anormal da instalação (perda ou uso negligente).

CUIDADO!!!

Esta lista não é limitada a formas líquidas ou gasosas. É preciso lembrar que certos produtos utilizados em forma de pó ou poeira podem também se tornar em certas condições agentes ativos de uma explosão. São poeiras ou pó de: açúcar, alumínio, amido de trigo, carvão, celulose, enxofre, leite, poliestirenos, resinas epóxi, trigo (farinhas), etc.

Como determinar as Zonas de Risco?

A essa pergunta é permitido responder que não existe método para definir as zonas, com efeito; qualquer instalação é um caso para estudo não há casos clássicos. No entanto, é possível pegar um desses casos e estudá-lo. Trata-se de uma oficina onde são misturados elementos que entram na fabricação de verniz. Os produtos utilizados são classificados como produtos de risco. A operação se faz em temperatura ambiente.

Existem três casos que podem ser considerados: